segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Dois meios de proteção: Pele & Cadeia...

 PELE...
As células possuem uma "pele" bem fininha que as envolve, protege de fatores externos e lhes dá individualidade. É a membrana plasmática. Também conhecida como plasmalema, ela possibilita haver uma composição química dentro da célula e outra, diferente, do lado de fora. Isso é fundamental para a realização de diversas funções no organismo.A membrana também participa dos processos de reconhecimento e comunicação entre as células e permite a captação de sinais do chamado ambiente ou meio extracelular.

CADEIA...
Prisão (do latim vulgar prensione, derivado do latim clássico prehensione - ato de prender - pela também vulgar expressão latina presione) designa o ato de prender ou capturar alguém[1] Por extensão, o conceito também abarca o local onde se matém o indivíduo preso (quando, então, é sinônimo de claustro, clausura, cadeia, cárcere, xadrez, etc.) e a pena em que há privação completa da liberdade.



 Ambas tem a finalidade de proteger indivíduos, é onde permite a entrada e saída de substâncias estranhas que também são consideradas estranhas, ou seja, algo e/ou aguém pode entrar ou sair... impedir destruição do que está sendo suportado por estas paredes (membrana&cadeia)...
Note-se que a cadeias têm cercas elétricas e portas; na pele possui canais, proteinas...mas ambas com o objetivode controlar a passagem e permeabilidade do que está dentro ou fora...

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Introdução a imunologia..

O Sistema Imune Surgiu Para Nos Proteger Dos Patógenos: algumas entidades, como os vírus, infectam células individuais, outros agentes, incluindo muitas bactérias, dividem-se no compartimento extracelular nos tecidos ou nas cavidades corporais
As células responsáveis pela imunidade incluem os linfócitos e os fagócitos: os linfócitos reconhecem os antígenos nos patógenos, enquanto que nos fagócitos internalizam e degradam os patógenos.
A resposta imune compreende duas fases: na primeira, o antígeno ativa os linfócitos específicos que o reconhecem; na fase efetora, estes linfócitos coordenam uma resposta imune que elimina a fonte de antígenos.
Especificidade e memória: são duas características essenciais das respostas imunes adaptativas. A partir do segundo contato, e nos encontros subsequentes com o mesmo antígeno, o sistema imune elabora uma resposta imune mais eficiente.
Os linfócitos possuem funções especializadas: as células B produzem anticorpos, a células T citotóxicas destroem células infectadas por vírus os linfócitos T auxiliares coordenam as respostas imunes, diretamente, através de interações célula a célula e pela liberação de citocinas que auxiliam a produção de anticorpos pelas células B.